Home

Veja ao vivo da ISS


Ao Vivo

Última atualização ( Qui, 08 de Maio de 2014 15:46 )

 

 

Introdução ao Conhecimento da Atmosfera pelos RadiOamadores

 

Um balão meteorológico será lançado a partir do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da UNESP (campus de Bauru) e transportará, até a altitude de aproximadamente 25km, uma radiossonda e um beacon em fonia (transmissor de voz), com o indicativo especial ZW2WEB. A radiossonda transmitirá para uma estação receptora de dados meteorológicos os valores de pressão, temperatura, umidade, velocidade, direção do vento e posicionamento. Em terra, uma estação radioamadora fará o uplink dessas informações que serão retransmitidas pelo beacon em fonia. Qualquer estação radioamadora ou de radioescuta, munida de um receptor em VHF na frequência de 144,270 MHz será capaz de receber as informações e montar um log com os dados meteorológicos e, com isso, será capaz de identificar duas camadas da atmosfera e a transição entre elas: troposfera, tropopausa e estratosfera.

 

Objetivos principais:

Apesar da transmissão de dados via fonia não ser eficiente, é o modo mais simples para a disseminação de informações. O projeto Ícaro visa incentivar o conhecimento da atmosfera, com a disseminação dos dados do voo e outras informações, do modo mais abrangente, visando integrar e motivar a comunidade radioamadora a buscar novos conhecimentos e a realizar novos experimentos.

 

Execução do Experimento:

O local será a partir do Instituto de Pesquisas Meteorológicas – IPMet, da UNESP, campus de Bauru e está previsto para ser realizado no dia 28/04/2012 a partir das 16h (19h GMT).

O lançamento do balão está sujeito às condições meteorológicas que devem ser satisfeitas: sem chuva e com vento na superfície abaixo de 5 m/s. O balão será inflado com hidrogênio e a taxa de subida deverá ser entre 4 a 5 m/s (aproximadamente 1000 pés/minuto).

Nos dias que antecederem o lançamento, os meteorologistas do IPMet farão um acompanhamento especial do desenvolvimento das condições meteorológicas e, caso haja a impossibilidade de lançamento no dia previsto, uma nova data será agendada. Caso a previsão meteorológica seja favorável ao lançamento, será realizada uma reunião a aproximadamente 6 horas antes do horário previsto do lançamento para uma melhor avaliação das condições meteorológicas, com uma especial atenção à previsão dos ventos de superfície.

Satisfeitas as condições meteorológicas, o horário exato do lançamento será determinado mediante coordenação com a autoridade de controle aéreo local (APP Bauru) e com acompanhamento pelo CINDACTA II durante todo o voo.

Caso haja algum imprevisto de ordem meteorológico ou técnico, o lançamento poderá ser adiado para mais tarde ou para o dia seguinte. No caso de ainda não ser possível o lançamento, uma nova data será definida.

Além da radiossonda e do beacon, o vôo contará com paraquedas, refletor de radar passivo e sinalização luminosa (flash de xenônio).

 

Participação no experimento:

A participação no experimento Ícaro será homologada com um certificado de participação (QSL) comemorativo a ser enviado a todas as estações de radioamadores ou radioescutas que reportarem o recebimento de, pelo menos, uma das transmissões feitas pela estação ZW2WEB, com o envio das seguintes informações mínimas:

-Local da estação receptora (QTH);

-Hora (QTR);

-Tipo de rádio e antena utilizados

-Reportagem do sinal (intensidade e qualidade da recepção)

-Informação recebida (Localização do balão, pressão, temperatura, umidade, etc)

 

É interessante, se possível, que a estação participante reporte quando começou a receber os dados do experimento e quando parou de receber para se ter uma ideia do alcance do beacon em função da altitude do balão.

 

As informações poderão ser enviadas via correio para:

IPMet – UNESP

A/C: Projeto Ícaro

Caixa Postal: 281

Bauru – SP

CEP: 17015-970

 

Ou via e-mail para: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. (Irineu)

 

Serviço:

Mais informações sobre o vôo, sobre a atmosfera e todos os dados os dados do experimento serão disponibilizados em um link dedicado ao projeto Ícaro na página do IPMet:

http://www.ipmet.unesp.br

http://www.ipmet.unesp.br/icaro

 

Prefixo Especial : ZW2WEB

Frequência: 144,270MHz

Data de lançamento prevista: 28/04/2012 após às 16:00h

Local: Instituto de Pesquisas Meteorológicas – IPMet / Câmpus da UNESP de Bauru

Duração estimada do vôo: 180 minutos (1h30)

 

Responsáveis:

Coordenação científica, lançamento, resgate e coordenação com controle aéreo:

Demilson Quintão (PY2UEP)

Coordenação Radioamadorística: Edson Wander Pereira (PU2MWD)

Execução do experimento (beacon e antenas): William Schauff (PY2GN)

Fonia (Beacon) e Integração com Grupos Escoteiros : Irineu (PU2TMT)

Divulgação na Mídia Radioamadorística: Adinei Brochi (PY2ADN)

 

Última atualização ( Seg, 23 de Abril de 2012 17:43 )

 

 

Se você não recebeu ainda o boleto da anatel para pagamento da taxa de fiscalização entre no site da ANATEL e emita o boleto, o pagamento é até dia 31/03 e só pode ser realizado no Banco do Brasil. Para emitir o boleto você vai precisar ter senha de acesso ou entao pelo CPF + Numero do Fistel.

http://sistemas.anatel.gov.br/Boleto

Pela consulta de débitos também é possivel ver todos os boletos pendentes

http://sistemas.anatel.gov.br/boleto/Boleto/ConsultaDebitos.asp

 

 

Última atualização ( Qua, 29 de Fevereiro de 2012 19:33 )

 

Aguarde o carregamento.....

Última atualização ( Sáb, 11 de Fevereiro de 2012 18:12 )

 

A Nasa está pedindo que radioamadores de todo mundo ajudem a confirmar o funcionamento de seu mais novo satélite.

http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/nasa-pede-ajuda-a-radioamadores-20012011-6.shl

 

Última atualização ( Sex, 28 de Janeiro de 2011 19:13 )

 

Última atualização ( Qui, 27 de Janeiro de 2011 18:27 )

 

Última atualização ( Qui, 27 de Janeiro de 2011 18:25 )

 

De acordo com o nosso calendário anual será realizado nos dias 14 e 15 de agosto o Workshop de Radioescotismo da Região de São Paulo.
 
O Workshop apresentará diversas oficinas sobre técnicas e práticas ligadas ao radioamadorísmo e às atividades do radieoscotismo. As bases serão destinadas à jovens e adultos.
 
Por isso pedimos aos Coordenadores Distritais que intensifiquem a divulgação em seus Distritos, para que os grupos tenham a chance de participar do evento.
 
Na mesma data serão realizadas as Premiações Nacional e Regional do 52º JOTA, onde serão entregues os certificados e troféus aos melhores colocados do ano de 2009.
 
O Coordenador Nacional de Radioescotismo estará participando da atividade e aproveitará a oportunidade para fazer oficialmente o Lançamento do 53º Jamboree no Ar.
 
Este convite é aberto a todos os interessados, jovens e adultos, radioamadores ou não. Colaborem com a divulgação.
 
Equipe Regional de Radioescotismo - UEB/SP

 

Tema: Mar sem Fim
Palestrante: Amyr Klink
Data: 28 Agosto das 09:30 às 11:30h

Tema: Rádio-transmissão em 1.2 GHz e reflexão lunar
Palestrante: PY2BS Bruce
Data: 25 Setembro das 09:30 às 11:30h

Tema: DXCC e submissão de QSLs
Palestrante: PY2KP Cláudio
Data: 30 Outubro das 09:30 às 11:30h

Tema: ATV e BACAR (Ballom Carrier Amateur Radio)
Palestrante: PY2RPD Wagner
Data: 27 Novembro das 09:30 às 11:30h

Tema: Nós radioamadores já nascemos radioamadores
Palestrante: PY2BJO Junior
Data: 11 Dezembro das 09:30 às 11:30h

Tema: Curso de Propagação
Palestrante: PY2YP Cesar
Data: 29 Janeiro das 09:30 às 11:30h

Tema: Dx-Peditions
Palestrante: PY2WAS Alex
Data: 19 Fevereirodas 09:30 às 11:30h

Local: Auditório da Escola SENAI de Informática           
Endereço: Alameda Barão de Limeira nº 539, Santa Cecília, São Paulo       
Material: A LABRE-SP irá dispor de computador, data-show, tela e extensão elétrica. Qualquer outro material deve ser solicitado previamente.

Vagas limitadas a 100 participantes por palestra. As inscrições são gratuitas, mas deverão ser necessariamente feitas previamente pelo telefone 011 2093-9888 com o Márcio ou a Natália, pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo site da LABRE SP (http://www.labre-sp.org.br/).
 
A primeira palestra será proferida pelo ilustre brasileiro e velejador, Amyr Klink. Amyr irá compartilhar um pouco de todas as suas experiências pelos mares do sul, deixando-nos saber peculiaridades de suas viagens, como, por exemplo, a "tempestade perfeita" que enfrentou ao sul da Austrália, com ondas gigantescas em pleno alto mar e como o rádio foi seu companheiro por dias e noites.

Fonte: http://www.labre-sp.org.br/noticias.php?idnotic=913&vlink=0

Última atualização ( Seg, 09 de Agosto de 2010 18:44 )

 

Moscou, 27 jul (EFE).- Os cosmonautas russos Fyodor Yurchikhin e Mikhail Kornienko concluíram hoje com sucesso uma saída ao espaço para acabar de integrar o módulo russo Rassvet à Estação Espacial Internacional (ISS), informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

"Às 14h54 no horário de Moscou (7h54 de Brasília) retornaram à estação e fecharam as comportas", declarou à agência oficial russa "Itar-Tass" o porta-voz do CCVE, Valeri Lindin.

A caminhada espacial, que começou às 1h11 (de Brasília) teve duração de 43 minutos além da previsão inicial.

Durante a permanência na parte externa da ISS, Kornienko e Yurchikhin instalaram uma nova câmera de televisão no casco do módulo.....

Leia Mais

 

Assista ao local do vazamento ao vivo

 

Última atualização ( Qui, 22 de Julho de 2010 20:42 )

 

<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>

Página 1 de 2



Twitter

Search
Advertisement
Polls
Qual sua opnião sobre PLC?